Voltar

29/10/2018

5 características que o serviço de monitoramento de sistemas de sua empresa precisa ter.

Implantar uma ferramenta de monitoramento de sistemas apresenta uma série de vantagens para sua empresa. Desde a execução de forma automatizada de alguns processos, evitando assim erros, até o desenvolvimento do negócio como um todo, através dos recursos que essa ferramenta oferece para a tomada de decisão.

Nesse artigo, apresentamos 5 características que você precisa avaliar antes de implantar uma ferramenta de monitoramento de sistema na sua empresa.

1 - Aliar tecnologia à visão de negócios

Uma das características a se considerar é como a ferramenta de monitoramento alia a infraestrutura de TI instalada com a visão de negócios da empresa.

O monitoramento de sistema não pode estar limitado apenas à informações de desempenho de dispositivos, equipamentos e atividades. Também deve fornecer aos gestores informações que permitam a analise de performance de todo o negócio, tanto no ambiente interno da empresa, quanto no desempenho competitivo dentro do seu setor de atuação.

2 - Contribuir para a redução de custos

Reduzir custos é garantir mais dinheiro para a empresa. Representa a possibilidade de investimentos e desenvolvimento de novos produtos e negócios.

Quando se fala em redução de custos temos que pensar em todos os eventos que afetam negativamente o uso dos recursos da empresa. Os atrasos e erros são os principais problemas, pois desperdiçam dois importantes recursos de um negócio, tempo e matéria prima.

Ao implantar uma ferramenta de monitoramento de sistema em sua empresa tenha certeza de que poderá acompanhar em tempo real todas as atividades de produção e administração. Esse acompanhamento vai contribuir para a redução de custos, pois mostrará onde e em que momento surgem os gargalos que atrasam o fluxo natural dos processos.

Também permite verificar, quando um erro é recorrente, em que etapa do processo acontece e quais são as atividades e equipamentos envolvidos.

3 - Dar suporte para o aumento da produtividade

Produtividade envolve otimização de recursos materiais, treinamento dos colaboradores para a melhor execução de tarefas e atividades, melhor aproveitamento da capacidade de produção de máquinas e equipamentos. Envolve a melhoria ou criação de processos que possam customizar ao máximo os produtos para atender as necessidades dos consumidores em seus hábitos de consumo. Envolve otimizar os espaços físicos e melhorar a ergonomia. Envolve, também, a preservação do meio ambiente.

Para acompanhar todas essas variáveis é necessário muito estudo científico e o uso de recursos tecnológicos. Uma boa ferramenta de monitoramento de sistemas, com recursos robustos, dá esse suporte de gerenciamento para o aumento da produtividade.

4 - Analisar o ambiente da empresa visando maior competitividade ao negócio

Uma empresa precisa, por questões de sobrevivência, manter-se competitiva em seu setor de atuação. Para isso, deve conhecer seu mercado e as exigências que esse impõe, potencializar suas forças e minimizar suas fraquezas perante a concorrência e entender como seu público-alvo consome seus produtos ou serviços. Competir é entender e aproveitar as oportunidades quando essas se apresentam.

A tecnologia mais uma vez é a grande aliada dos empresários e gestores. Todas as atividades e processos de uma empresa são planejadas para entregar ao mercado produtos ou serviços que atendam suas necessidades. Um constante monitoramento dessas atividades e como o mercado reage a elas dá ao empreendedor indicadores e informações vitais para os rumos do negócio.

Ao implementar uma ferramenta de monitoramento em sua empresa tenha certeza que ela é capaz de oferecer recursos que permitam uma análise consistente de indicadores essenciais para gerir a competitividade do negócio.

5 - Viabilizar a assertividade na tomada de decisões

Todas as características que vimos até aqui são extremamente necessárias em uma ferramenta de monitoramento dos sistemas de uma empresa. E a característica que, de algum modo está presente em todas as demais, é a de viabilizar aos gestores a assertividade na tomada de decisões.

Os painéis gráficos (dashboards) que as ferramentas modernas de monitoramento possuem, permitem a visualização customizada das métricas e indicadores pertinentes à informações necessárias em determinado momento. Ao mostrar o desempenho das atividades e processos mais importantes, bem como os resultados obtidos, permite à direção da empresa entender qual a melhor condução dos negócios da empresa dentro das oportunidades identificadas.

O monitoramento de sistema Datamon possui todas essas características. Descubra agora o que a Datamon pode fazer pela sua empresa.