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22/10/2018

Causas que podem afetar o funcionamento dos sistemas da sua empresa.

Manter os sistemas corporativos na área da TI e outros funcionando plenamente é o que se deseja por motivos óbvios. Primeiro porque houve um investimento por parte da empresa e o mínimo que se espera é aproveitar ao máximo da capacidade contratada. Segundo pelos recursos de sistema que permitem uma melhor performance nas atividades operacionais e um controle mais amplo das informações. Porém, algumas causas podem afetar o funcionamento do sistema da sua empresa e, nesse momento, um bom monitoramento é um primeiro passo para prevenir que problemas venham a acontecer ou agir rapidamente para corrigi-los quando surgir.

Dispositivos não monitorados e por isso não gerenciados

Dispositivos são todos os elementos de uma empresa que venha a gerar dados. Dispositivos não gerenciados pelo sistema não gerarão dados e a empresa não terá informações sobre eles. Uma das atividades de TI é catalogar esses itens para que o sistema identifique e gerencie suas atividades. Existem softwares que fazem esse serviço automaticamente o que aliás é o que recomendamos que toda empresa tenha. Quando essa ferramenta não está presente o profissional de TI tem que estar atento as atualizações que os fabricantes e fornecedores disponibilizam. Sem essas atualizações um dispositivo pode não ser gerenciado de maneira correta pelo sistema e provocar erros nas tomadas de decisões gerenciais.

O problema de não identificar como, cada elemento da infraestrutura, se relaciona dentro do seu sistema

Cada item ou dispositivo tem uma relação de dependência dentro do sistema. Quando uma infraestrutura é construída os profissionais de TI costumam documentar essa relação através do catálogo de serviços de TI. Porém, na maioria das vezes já existe uma estrutura montada e, conforme a evolução do negócio da empresa, são adicionados novos processos, equipamentos e dispositivos. Quando os problemas começam surgir e os itens de infraestrutura não estiverem corretamente configurados a demora na identificação da origem da falha é muito maior. Em função dessa demora, vários serviços poderão ser prejudicados que comprometerão os negócios da empresa.

Dificuldade em saber a causa que provocou uma falha

Falhas em um sistema sempre vão acontecer. Mesmo numa pequena empresa a quantidade de itens envolvidos na infraestrutura de tecnologia é muito grande. As falhas podem ter origem a partir de um hardware ou de um software. Identificar a causa raiz de uma falha imediatamente é importantíssimo para a rápida solução do problema.

As ferramentas atuais de monitoramento de sistema fazem esse serviço. Conseguem verificar todos os dispositivos instalados e, através de painéis gráficos (dashboards) possibilitam uma gestão visual de cada componente crítico permitindo, assim, a identificação da causa raiz quando um problema ocorrer.

Falta de uma Ferramenta atualizada de Monitoramento

Sim, insistiremos muito nisso. É essencial que se tenha uma ferramenta robusta e atualizada para monitorar o sistema da sua empresa. É um recurso necessários aos profissionais de TI para garantir que toda a infraestrutura esteja funcionando adequadamente. Sem essa ferramenta, identificar problemas que possam causar paradas, lentidão ou falha torna-se muito mais trabalhoso. Sem contar que um mesmo problema pode ser causado por vários eventos em momentos diferentes.

O uso de ferramentas de monitoramento adequada e atualizada gera alertas e relatórios para que o profissional responsável atue imediatamente na melhor solução. A falta de uma ferramenta de monitoramento é causa que afeta diretamente o bom funcionamento do sistema da sua empresa.

Como evitar a ocorrência desses problemas

As empresas devem ter sempre, como aliados, bom profissionais empenhados em oferecer o melhor serviço de acordo com as necessidades do negócio. Esses profissionais podem ser contratados ou terceirizados, depende da estratégia dos gestores e das necessidades da empresa.

Outra providência essencial é a implantação de uma ferramenta de monitoramento de sistema robusta e atualizada que permite a esses profissionais fazerem o acompanhamento necessário de toda infraestrutura de TI. Essa ferramenta permite o acompanhamento do comportamento dos dispositivos e equipamentos instalados, avaliação dos processos e alerta de falhas quando ocorrerem.

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