Voltar

14/03/2019

Como a IoT está contribuindo para a eficiência da gestão hospitalar

A Internet das Coisas está mudando a maneira de condução e administração de empresas de muitos setores. Nesse artigo vamos abordar como essa tecnologia vem auxiliando o setor de saúde. Desde as rotinas dos profissionais até o auxílio nas dosagens de medicamentos e tratamentos mais complexos. Vamos entender como a IoT está contribuindo para a eficiência da gestão hospitalar.

Transporte e armazenamento de medicamentos

Uma das causas de perdas de doses de medicamento é a falta de um sistema seguro de transporte e armazenagem. Estima-se que mais de um milhão de crianças morrem por ano por doenças que poderiam ser evitadas com uma simples aplicação de vacinas. As doses dessas vacinas se perdem por falta de refrigeração eficiente.
A IoT vem fazendo a diferença nos processos de transporte e armazenagem de vacinas com sensores de temperatura nas geladeiras controlando a temperatura interna ideal para conservação dos medicamentos. Se algo interferir no funcionamento das geladeiras o sistema emite alertas, ou acionam autonomamente um plano de contingência para evitar perdas dos lotes de medicamentos.

Atividades dos pacientes

O estilo de vida dos pacientes tem uma grande influência na recuperação. Orientações médicas precisam ser seguidas à risca, mas quando os pacientes são liberados para concluir sua recuperação em casa é quando podem surgir complicações caso as recomendações médicas não sejam seguidas adequadamente.
A tecnologia IoT auxilia os médicos no monitoramento dos pacientes, onde quer que eles estejam. Dispositivos com sensores são colocados nas pessoas, através de pulseiras, cintas e até calçados, monitorando a eficiência dos medicamentos e atividades recomendadas na recuperação de cada paciente.
Esses dispositivos, além do monitoramento, emitem alertas para os horários corretos em que os medicamentos devem ser ministrados. Também avisam sobre excessos não recomendados que os pacientes possam estar cometendo.

Monitoramento da higiene em hospitais

A higiene no ambiente hospitalar é crucial e tratada com muito rigor pelos administradores, médicos e demais profissionais da saúde. Também aqui a IoT atua no monitoramento e controle das atividades e procedimentos que propiciam a higiene individual e de ambientes.
O simples hábito de lavar as mãos, que evita a proliferação de agentes de contaminação, pode ser monitorado alertando o profissional do tempo decorrido da última vez que tomou essa providência. Em ambientes críticos, o sistema permite acesso apenas depois que todos os cuidados de higiene foram realizados.

Micro sensores a serviço da saúde

A IoT (Internet of Thing – Internet das Coisas) já demonstrou não ter limites. Sensores podem ser colocados em lentes de contato, por exemplo. Podem medir, nas lágrimas que hidratam os olhos, os níveis de glicose de pacientes com diabetes. Esses dados são encaminhados a um banco de dados para acompanhar a evolução do quadro do paciente no decorrer do tratamento.

Administração hospitalar

Um hospital precisa administrar recursos tal como uma empresa. Porém, erros administrativos em uma instituição de saúde pode acarretar a perda de vidas. A assertividade nas tomadas de decisão exige demais da equipe administrativa dos hospitais.
A tecnologia da IoT pode tirar uma boa carga de estresse desses profissionais que podem monitorar e controlar recursos e eventos de forma rápida e com altíssimo grau de acerto.

Recursos humanos
É o principal recurso de um hospital. É a equipe, desde atendentes até o corpo médico, que atuam prontamente em qualquer ocasião, tanto nos casos mais simples até nas emergências onde vidas estão em risco.
É de suma importância ter um claro panorama dos profissionais que estão no hospital, quais estão prontos para os plantões e onde se encontram os membros da equipe em suas folgas para acioná-los em casos de extrema necessidade.

Disponibilidade de leitos
Leitos são as vagas que um hospital dispõem para um atendimento médico de qualidade. Monitorar leitos vagos, desde a simples recuperação até as unidades de tratamento intensivo permite aos gestores entender para qual demanda o hospital está preparado.
Os dispositivos de IoT monitoram os leitos ocupados e vagos, mas também ajudam a controlar quais estarão disponíveis no futuro avaliando a evolução dos quadros dos pacientes que os ocupam.
Hospitais que atuam em parceria podem compartilhar essas informações em um centro de controle. Assim, em casos críticos, os pacientes podem ser levados ao hospital mais próximo e com maior potencial de atendimento.

Controle de medicamentos
Medicamentos precisam estar disponíveis na quantidade e qualidade necessária com o mínimo de estoque. Administrar essa equação é um desafio para os gestores de hospitais e unidades de saúde.
Com o uso de dispositivos de IoT consegue-se o monitoramento preciso das doses disponíveis de cada medicamento fazendo cruzamento com o número de pacientes que receberão essas doses e a evolução dos seus quadros de recuperação.
Com esse sistema de controle os estoques podem ser menores e novas doses adquiridas conforme a disponibilidade de cada medicamento nos centros de distribuição e a burocracia necessária para aquelas drogas em que o controle governamental é mais intenso.


Presente em várias atividades de nosso dia-a-dia, a IoT (Internet of Things – Internet das Coisas) não poderia ficar de fora de um dos setores mais delicados onde vidas podem ser salvas por preciosos detalhes. O setor de saúde, tanto público quanto privado, tem investido nessa tecnologia para auxiliar médicos e demais profissionais a preservar esse bem tão precioso que é a vida humana.


A plataforma de monitoramento Datamon usa tecnologia IoT. Descubra agora o que a Datamon pode fazer na área da saúde.