Voltar

07/03/2019

Como a IoT está contribuindo para a produtividade no agronegócio

No setor agrícola, o Brasil é, sem dúvida, um país de primeiro mundo. E os investimentos apontam para um futuro muito mais promissor. Pesquisas e tecnologia estão revolucionando o trato do solo, o plantio, a estocagem e o transporte. Dentre todas as tecnologias aliadas ao agronegócio, a IoT é mais que uma aposta, já é realidade em todas as etapas. Vamos entender um pouco mais como a Internet das Coisas está contribuindo para o sucesso do agronegócio.    

Monitoramento de solo

Para a germinação e crescimento de qualquer cultura a água é um elemento vital. Porém, assim como é responsável pelo crescimento saudável das plantas, o excesso de água pode causar muitas doenças.
O monitoramento da umidade do solo, através de sensores, informa a quantidade de água presente em uma determinada área e pode acionar, automaticamente, o sistema de irrigação. Quando a umidade for maior que o ideal, com as informações de monitoramento de solo, pode-se tomar as providências necessárias.
A IoT (Internet of Things – Internet das coisas) está muito presente na agricultura de precisão. Seus sensores e dispositivos conectados, fornece ao agricultor informações em tempo real das condições de solo e clima, via computador, tablet ou celular, para que o tratamento do solo seja feito com a técnica e com a dose correta.
Áreas de solo monitorado via IoT apresentam uma redução de consumo de água em até 12% e a germinação de 97% das sementes plantadas. A redução de consumo de água proveniente de irrigação é acompanhada também de uma economia nos gastos de energia elétrica.

Máquinas e implementos agrícolas

As máquinas e implementos são responsáveis diretos pela produtividade e redução de custos. A agricultura de precisão só é possível graças aos avanços tecnológicos acoplados a esses equipamentos.

Plantadeiras
A tecnologia IoT embarcada nas plantadeiras garantem o número exato de sementes e o espaçamento correto entre elas garantindo maior aproveitamento do espaço de plantio sem prejuízo para o crescimento saudável de cada planta.

Pulverização
Os sensores de IoT monitoram o processo de pulverização de defensivos agrícolas permitindo o controle da velocidade de traslado do equipamento e a quantidade de área sobreposta. Além do ganho de produtividade devido a agilidade do processo, os dispositivos de IoT instalados nos tratores e equipamentos de pulverização garantem também uma redução de custos por controlar a dosagem correta de insumos usados durante a pulverização.

Manutenção
A economia com as máquinas e implementos agrícolas, além das atividades ligadas ao plantio, também se obtém através da manutenção desses equipamentos. Aqui também a IoT tem uma participação fundamental utilizando dispositivos que monitoram as condições de cada veículo em relação a consumo de combustível e desempenho das operações identificando quando a eficiência está abaixo da média parametrizada.

Silos e armazenagem

A armazenagem é um processo do agronegócio muito delicado. A ausência de monitoramento de silos pode ocasionar grandes perdas decorrentes de deterioração ou germinação dos grãos.
Os silos inteligentes são dotados de tecnologia IoT (Internet of Things – Internet das Coisas) que, com sensores e dispositivos especializados, monitoram e controlam volume, temperatura e umidade.
Além da redução de custos de mão-de-obra com a automatização do processo de monitoramento, a segurança dos funcionários é preservada por não precisarem se expor a altas temperaturas e gases tóxicos.
O sistema instalado permite a seleção de qual tipo de grão está armazenado nos silos e a parametrização de umidade e temperatura ideal. O próprio sistema se encarrega de manter essas condições por meio de ventiladores que podem soprar ar frio ou ar seco para dentro das caixas.
A redução de custo com IoT nos silos de armazenagem de grãos pode chegar a 30% somando mão-de-obra, manutenção e a economia de tempo sem o processo de monitoramento manual.


A possibilidade de conectar coisas à Internet está transformando muitas atividades em todos os tipos de produção. Talvez a agricultura seja o setor que mais está investindo na Internet das Coisas, conquistando avanços em produtividade e qualidade das safras em quase todas as culturas. Essa aposta na tecnologia há muito tempo está garantindo que o Brasil assuma uma posição de destaque no cenário internacional.


A plataforma de monitoramento Datamon possui tecnologia IoT. Descubra agora o que a Datamon pode fazer pela sua empresa.