Voltar

07/02/2019

Como definir quais dispositivos usar para o monitoramento da sua empresa?

Monitorar os processos, por meio de uma ferramenta especializada, altera para melhor a gestão dos negócios. Estabelecer objetivos consistentes é o primeiro passo para um bom controle.
Depois disso, e é assunto desse artigo, é como definir quais dispositivos usar para o monitoramento da sua empresa.

Como os dispositivos atuam?

Dispositivos são elementos que exercem uma determinada função, armazenam e transmitem os dados gerados na realização dessa função.
Em uma ferramenta de monitoramento, os dispositivos usados se diferenciam dos demais pela possibilidade de troca de informações sobre o funcionamento do equipamento onde estão instalados, tanto para um sistema, quanto para outras máquinas, possibilitando um redesenho dos processos da empresa e diminuindo a intervenção humana onde ela não é necessária.
Um exemplo: um termostato é um dispositivo de controle de temperatura que pode atuar ligando ou desligando uma máquina de refrigeração. Além da execução dessa função, pode também transmitir dados que ajudam a entender o funcionamento da máquina para um melhor gerenciamento do seu funcionamento e, por consequência, dos custos envolvidos.

O que devemos monitorar?

O monitoramento das atividade de uma empresa está cada vez mais acessível a qualquer porte de negócio e em todos os setores. Mas não é por causa disso que precisamos controlar tudo. Conforme os objetivos e peculiaridades de cada negócio é definido o que é mais importante a ser monitorado para um melhor gerenciamento.
Um dos erros mais comuns dessa fase é se concentrar no custo do recurso e não no valor que ele entrega ao processo e ao produto final. Como exemplo, podemos citar empresas que concentram seu orçamento em monitorar máquinas e equipamentos que custaram centenas de milhares de reais e não dedicam o mesmo esforço ao monitoramento e controle de qualidade da matéria prima, que custa, muitas vezes, centavos por unidade ou metro linear.
Porém, é a matéria prima que vai dar ao produto final o valor e a qualidade que o mercado quer comprar.
Queremos deixar muito claro que tanto as máquinas quanto a matéria prima são motivos de monitoramento e defendemos que ambos devem ser controlados. Porém, quando o orçamento é limitado, sempre dê preferência ao elemento que entrega mais valor ao mercado. No nosso exemplo, a matéria prima.

Definindo os dispositivos de monitoramento

O uso de uma ferramenta de monitoramento tem que sempre visar o melhor gerenciamento de custos, produtividade e qualidade de fabricação de produtos ou prestação de serviços. Não pode ser diferente na hora de definir os dispositivos que serão o ponto de partida da implantação do monitoramento e controle.

A seguir, mostramos alguns passos para que a definição dos dispositivos de monitoramento seja a mais adequada:

- Orientado pelos objetivos estratégicos da empresa, identifique quais as atividades e processos que entregam valor aos produtos que mais tem impacto na realização desses objetivos;

- Faça uma análise de que forma essas atividade e processos poderão ser automatizadas e que outras melhorias poderiam ser aplicadas;

- Determine quais informações são necessárias para monitorar e controlar a melhor performance dessas atividades e processos;

- Defina quais dispositivos realizem as funções necessárias para o monitoramento das atividades definidas.

Se não há na sua equipe um profissional que possa se dedicar a esse projeto, busque no mercado um parceiro que assessore você em todas as etapas de implantação do monitoramento dos processos. Com experiência comprovada na área e com uma ferramenta robusta de monitoramento, num curto espaço de tempo, levará sua empresa a um patamar de gestão muito mais eficiente.


Datamon, sua melhor parceria para monitoramento de dispositivos. Descubra agora o que a Datamon pode fazer pela sua empresa.

Definição de dispositivos de monitoramento

Monitorar os processos, por meio de uma ferramenta especializada, altera para melhor a gestão dos negócios. Estabelecer objetivos consistentes é o primeiro passo para um bom controle.
Depois disso, é necessário definir quais dispositivos usar para o monitoramento das atividades da sua empresa.