Voltar

03/01/2019

Como levar sua empresa para o conceito de Indústria 4.0

Todas as empresas, independente do porte, podem migrar seus processos de produção para o conceito de Indústria 4.0. Aplicando a esses processos as inovações tecnológicas provenientes dos campos da automatização, controles e tecnologia da informação, todo negócio pode se beneficiar desse conceito que visa tornar toda a planta produtiva muito mais eficiente e customizada.

Princípios da Indústria 4.0

Antes de pensar em investimentos e ações para a migração dos processos produtivos atuais de uma empresa para o conceito de Indústria 4.0, alguns princípios devem ser muito bem entendidos. Eles são a base para que um sistema produtivo inteligente aconteça de forma plena. Vamos ver cada um deles.

Gestão em tempo real
Toda infraestrutura instalada deve permitir a aquisição e tratamento de dados e informações no momento que acontecem. O gestor pode estabelecer critérios de quais dados ele precisa ter acesso em determinado momento para tomada de decisão. Independentemente de quais informações sejam, elas devem estar à disposição quando são necessárias.

Monitoramento remoto
As máquinas de última geração já estão sendo produzidas com sensores de rastreabilidade. São eles que farão com que essas máquinas se comuniquem uma com as outras e enviem dados de monitoramento. Essa comunicação deve permitir que comandos possam ser enviados às máquinas e não apenas coleta de informações.

Desmembramento das linhas de produção
O conceito de linha de produção ganha um novo significado na Industria 4.0. As decisões sobre um único equipamento, ou vários deles, num mesmo momento, são tomadas conforme as requisições de modelo e demanda de produto.
As máquinas fornecem, de modo individual, informações sobre seus ciclos de trabalho, o que permite um gerenciamento mais eficaz de produção e produtividade.

Ações de implantação

Os princípios descritos acima norteiam as ações de implantação dos recursos para a Indústria 4.0. Vamos ver agora quais ações são essas.

Automatização e conectividade de máquinas e equipamentos
Todas as máquinas e equipamentos devem receber sensores em todos os seus componentes que precisam ser monitorados. É através deles que serão coletados os dados de controle e envio de comandos.
Já mencionamos que as máquinas atuais já são produzidas com esses sensores. Mas equipamentos mais antigos não precisam ser descartados. Vislumbrando esse mercado, várias empresas estão se especializando nesse tipo conectividade.

Monitoramento e controle de processos
O próximo passo é integrar a aquisição de dados com o sistema da empresa. Isso não pode ser feito diretamente porque é preciso garantir a segurança dessas informações. Então, usa-se um computador dedicado a essa tarefa.
Cada sensor comunica-se com o computador que vai concentrar as informações (gateway), via internet. A comunicação é feita através de um endereço para cada sensor. Outra opção é o uso de dispositivos que podem conter vários sensores. Nesse caso, é usado um único endereço para o conjunto de sensores do dispositivo. Os dados então são convertidos em um protocolo que o sistema de gerenciamento “entende” e transforma em informações gerenciais. Isso é feito através de softwares especializados.

Big Data Analytics
A aquisição de dados, depois de um tempo, vai necessitar de capacidade de armazenamento e uma plataforma robusta e confiável para acessar as informações necessárias a qualquer momento, com confiabilidade e segurança. Afinal, as decisões gerenciais dependem desses fatores para serem assertivas.
Assegure-se que essa plataforma tenha todas as funcionalidades necessárias para uma perfeita gestão. Algumas dessas funcionalidades são alertas de falhas, dashboards para gestão a vista, predição de manutenção, entre outras.

Uma nova maneira de gerenciar

Ao migrar para a Indústria 4.0 os processos serão gerenciados de uma forma muito mais eficiente. Os negócios das empresas deverão ser revistos pois as possibilidades e oportunidades que se abrem são inúmeras. A possibilidade de customização de produtos para determinadas fatias de mercado torna-se viável dentro dos padrões de qualidade, produtividade e competitividade, e com lucro.

O monitoramento de sistema Datamon coloca sua empresa no conceito da Indústria 4.0. Clique aqui e entre de vez na quarta revolução industrial.