Voltar

05/11/2018

Como o monitoramento evita a lentidão do sistema da sua empresa?

O sistema da sua empresa é composto por tudo que possa manipular dados, inclusive os próprios dados, pois são eles que, em determinado momento, apresentarão uma informação, seja de ordem operacional ou estratégica. São centenas de dispositivos e equipamentos que podem apresentar problemas em algum momento, gerando anomalias. A lentidão é um exemplo de uma dessas anomalias. A solução é o monitoramento constante de todo o sistema.

Lentidão provocada por componentes de manipulação de dados

Para identificar e prevenir a lentidão do sistema da sua empresa, uma plataforma de monitoramento analisa o comportamento de todos os itens. São equipamentos, programas de computador e os usuários que, em última análise, são os responsáveis pela geração e manipulação dos dados.

Equipamentos e Dispositivos.

São os elementos físicos do sistema. Como exemplo podemos citar os computadores, servidores, roteadores, leitores óticos e todo o cabeamento que liga esses itens na rede da empresa. Anomalias como aquecimento ou erro de configuração são causas da lentidão do sistema.

Uma ferramenta de monitoramento controla cada componente e informa, em tempo real, qualquer problema que possa estar afetando sua performance.

Softwares.

Os softwares, ou os programas desenvolvidos especificamente para atender uma atividade ou um conjunto de atividades, são os responsáveis pela inserção e manipulação dos dados no sistema.

A plataforma de monitoramento controla, principalmente qual ou quais usuários utilizam mais recursos do sistema e como esse uso constante afeta a velocidade de resposta. Isso identificado é possível alterar o projeto de TI destinando mais recursos para que essas atividades não sejam causadoras da lentidão do sistema.

O elemento humano.

O monitoramento de sistema informa também como, cada usuário, utiliza os recursos de sistema a sua disposição. Alguns maus comportamentos, intencionais ou não, podem gerar lentidão.

Com o monitoramento, a empresa pode desenvolver treinamentos específicos para seus colaboradores no sentido de que usem o sistema conforme as necessidades da sua atividade.

Lentidão provocada por anomalias de tráfego de rede

Anomalias são eventos que alteram os níveis normais de tráfego de dados em uma rede. A lentidão provocada por essas anomalias causam prejuízos no fluxo natural de trabalho de uma empresa. O monitoramento de uma rede permite o controle dessas ocorrências e uma pronta ação para preveni-las.

Principais anomalias

Flash crowd: quando uma grande quantidade de usuários enviam, repentinamente, requisições a um servidor podendo causar interrupção das operações.

Isso pode acontecer num e-commerce, por exemplo. Uma empresa de comércio eletrônico pode ter um estoque muito grande de um determinado produto e decide promover esse item. Se um grande número de usuários for impactado pela promoção e, num mesmo momento, tentar acessar o produto, pode causar a parada do servidor por não ter capacidade de responder ao volume anormal de requisições.

A solução para essa anomalia é o monitoramento constante gerando assim um histórico de acessos. Para eventos específicos como o do exemplo, antes de uma promoção deve-se fazer uma previsão de demanda e montar um plano de contingência.

Babbling node: Um nó em uma rede de dados é um elemento físico que recebe, manipula ou distribui dados. Exemplos de nós: modem, impressora, computador ou servidores. Babbling node acontece quando um desses elementos, devido a um problema físico ou de configuração, passa a enviar pacotes para a rede de forma aleatória, ou seja, sem que tenha sido requisitado.

Com uma plataforma de monitoramento de sistema é possível identificar qual elemento de rede está gerando esses pacotes aleatórios e providenciar a melhor solução em tempo hábil, evitando a lentidão e ocorrência de erros em todo o sistema.

Congestionamento: Pode acontecer quando um ponto da rede tem dificuldade de processamento pelo aumento de dados em um determinado momento. Mas pode ser um problema em toda a rede em virtude da infraestrutura não ser mais suficiente para as exigências da empresa.

Nos dois casos, a atualização dos equipamentos com maior velocidade de processamento será prontamente identificada se houver uma plataforma de monitoramento de rede implantada no sistema da empresa.

Como vimos, várias são as causas da lentidão de um sistema. As empresas, de qualquer porte, não podem se dar ao luxo de disperdiçar tempo na analise manual dessas causas. Tudo deve ser resolvido com muita agilidade.

O monitoramento de sistema Datamon dá essa agilidade para você. Descubra agora o que a Datamon pode fazer pela sua empresa.