Voltar

10/12/2018

IoT (Internet of Things), o que é quais são seus benefícios?

Imagine a seguinte cena. Um robô, na forma de um pequeno guindaste pega uma fatia de pão e coloca em uma torradeira que nesse instante é ligada, torra o pão e em seguida desliga. A ação toda acontece em poucos minutos.

O que tem de mais nessa cena é que o robô e a torradeira foram controlados via internet. Isso aconteceu no início da década de 1990. Foi a primeira vez que o conceito de IoT aconteceu na prática. Aliás, o termo IoT (Intenert of Things) seria dito pela primeira vez somente em 1999.

Internet das Coisas é isso: a possibilidade de controle de objetos de forma remota bem como a comunicação de um objeto com o outro para desempenharem um determinado serviço, sem a necessidade de uma ação direta do homem. IoT só faz sentido quando serve para algum propósito

A partir desse conceito, as possibilidades são muitas. Vamos ver algumas.

O que IoT pode fazer por você?

A Internet das Coisas vai muito além de torrar o pão ou ligar sua televisão. O sistema pode aprender seus hábitos e controlar o ambiente conforme suas preferências.

Quando você chega em casa, o sistema de ar condicionado percebe sua presença e regula a temperatura ambiente de acordo com o que você usa frequentemente. Mas não é só isso, quando os sensores percebem que não há atividade em determinado ambiente, desliga o controle de temperatura e as luzes caso tenham ficado acesas.

Sua geladeira controla a quantidade de produtos em seu interior e “avisa”, por um aplicativo em seu celular, quando um determinado item está no fim.

Você pode monitorar, pelo mesmo aplicativo, o consumo de água, energia elétrica e gás. Por esse monitoramento, pode entender melhor os picos de consumo e mudar alguns hábitos para diminuir os gastos com essas contas.

Alarmes e janelas também atuam automaticamente. Ao perceber que a temperatura externa diminuiu, o sistema pode usar as janelas para controlar a temperatura ambiente. Quando a velocidade do vento ultrapassa determinado parâmetro, as janelas são fechadas e os condicionadores de ar são ligados quando o ambiente interno atinge uma determinada temperatura.

As persianas também podem ser automatizadas para controlar a iluminação dos ambientes propiciando economia de energia e também auxiliando no controle da temperatura bloqueando a incidência da radiação solar.

isso e muito mais pode acontecer através da Internet das Coisas. Nos exemplos citados falamos apenas sobre algumas possibilidades em uma residência. Todas as coisas que fazem parte do seu dia-a-dia podem ser monitoradas e controladas de forma automatizada. As oportunidades praticamente não têm limites.

O que IoT pode fazer pelas empresas?

No início desse artigo mencionamos que IoT só faz sentido quando serve para algum propósito. Na indústria podemos citar quatro: visibilidade do negócio, redução de custo, aumento de produtividade, aumento de competitividade.

Visibilidade do Negócio

As empresas precisam monitorar a todo momento processos, pessoas, serviços para que possam tomar decisões mais rápidas e assertivas de forma a minimizar erros, melhorando o desempenho de seus negócios.

Tudo o que acontece dentro de uma empresa, e muito do que acontece fora, pode ser monitorado através do próprio sistema de TI. Através de IoT, o gestor não precisa estar dentro da empresa para ter acesso a essas informações. A gestão de negócio fica muito mais eficiente.

Redução de Custo

Um bom monitoramento é fundamental para apoiar na redução de custos da operação, seja ela na prevenção de falhas ou na gestão de produção, controle de serviços e equipamentos.

Redução de custos, dentro de uma empresa, envolve uma série de atividades que se somam, resultando em novas ações. É o exemplo de um programa de manutenção que visa garantir a qualidade de produção de todo maquinário, evitando custos de retrabalho. Além disso contribui para o aumento da vida útil desses equipamentos que também implica em redução de custos.

Aumento de Produtividade

Um rígido controle da produtividade é fundamental para o sucesso dos negócios em um mundo exigente, concorrido e que não permite falhas. Quanto mais monitorados os processos mais rápidas são as ações preventivas e corretivas a ponto de melhorar o desempenho.

Tudo o que foi planejado precisa ser executado com qualidade e no espaço de tempo determinado. Com IoT o monitoramento dos processos se dá em tempo real, o que permite corrigir eventos que poderiam provocar um desvio das metas e objetivos traçados.

Aumento de Competitividade

A IoT está a serviço das organizações para entender melhor seus processos e desenvolver soluções que aumentem sua competitividade no mercado da forma a entregar produtos e serviços mais rápido, com menor custo e com mais qualidade. A qualidade se mede nos detalhes e é validada pelo mercado. Quanto mais monitorar sua empresa mais competitiva ela será.

O monitoramento de sistema Datamon usa IoT. Descubra agora o que a Datamon pode fazer pela sua empresa.