Voltar

12/11/2018

Por que o monitoramento de equipamentos é fundamental para a redução de custos?

Numa empresa, custo é a soma dos gastos em tudo que é necessário para a fabricação de um produto (ou prestação de um serviço). A redução de custo se dá quando, em cada etapa do processo, os recursos necessários são otimizados, ou seja, sem desperdícios.

Nesse contexto, os equipamentos são responsáveis diretos por essa otimização promovendo a produção dos bens com qualidade e no menor espaço de tempo.

Nesse artigo, vamos entender por quê o monitoramento dos equipamentos de uma empresa é fundamental para a redução de custos da operação.

Prevenção de paradas de produção

Uma parada não programada devido a um problema em uma máquina ou equipamento acarreta custos irrecuperáveis. São diversos motivos que geram esse problema, mas o mais comum é o desgaste dos componentes.

O monitoramento é feito através de vários sensores e controladores para acompanhar como o desgaste desses componentes está afetando o desempenho de cada equipamento. As plataformas modernas de monitoramento apresentam gráficos que permitem uma avaliação em tempo real da atual situação dos itens monitorados.

O monitoramento de equipamentos orienta as ações a serem realizadas na causa raiz de um evento que poderia provocar uma parada, contribuindo assim para a redução de custos de manutenção e produção.

Ampliação da vida útil dos equipamentos

Máquinas e equipamentos são investimentos que, como tal, devem trazer retorno financeiro para a empresa, seja no aumento da produtividade, ou no aumento da qualidade dos bens produzidos. Quanto maior for sua vida útil, maior será o retorno do investimento realizado e por consequência a redução de gastos de substituição.

Os profissionais de manutenção estão atentos a alguns parâmetros que identificam a situação atual das máquinas e equipamentos. Alguns desses parâmetros são: vibração, alta temperatura e consumo excessivo de óleo lubrificante ou eletricidade. Cada um desses parâmetros acontece em virtude de uma causa que, muitas vezes é interpretada pela habilidade e experiência. Mas muitas vezes depende de tentativa e erro.

Como já mencionamos, quando as partes vitais de uma máquina são monitoradas através de sensores e controladores, o trabalho de manutenção fica facilitado pela identificação imediata da causa raiz de um desses “avisos” que os equipamentos dão. Assim, podem agir de forma eficaz na ação preventiva aumentando em muito a vida útil de cada equipamento.

Interferência direta na qualidade

Qualidade é um conceito que nenhuma empresa pode abrir mão. Observar a qualidade dos bens produzidos tem impacto em todo o negócio. Do chão de fábrica até o centro decisório da empresa, todas as atividades realizadas tem influência na qualidade e são influenciadas por ela.

Produzir com qualidade pode não ter um impacto direto na redução de custos. Mas quando os problemas de qualidade aparecem, implicam fortemente no aumento de custos da operação em vários aspectos.

- Refugo de materiais

- Retrabalho

- Tempo de produção perdido

Máquinas e equipamentos desempenham um papel fundamental na qualidade da produção evitando que os aspectos mencionados aconteçam. Para isso, os parâmetros de máquina precisam estar configurados corretamente.

Só o monitoramento, feito por uma plataforma robusta, pode mostrar quando esses parâmetros podem sofrer alguma alteração devido a ocorrências que não são percebidas pelo operador, emitindo alertas quando ocorrem não conformidades.

O monitoramento dos equipamentos interfere diretamente na qualidade da produção e reduz os custos provenientes de perdas no processo de produção.

Gerenciamento de fornecedores para peças de reposição

Quando se fala em custo de manutenção um dos elementos críticos é a compra de peças de reposição num momento de emergência. Para se conseguir uma peça de qualidade em tempo hábil, na maioria das vezes o fornecedor ideal não consegue atender os prazos de urgência. A consequência disso é a parada da máquina por tempo além do previsto e prejuízo nos lucros da empresa.

O monitoramento dos equipamentos é decisivo para avaliar quais itens estão em situação crítica. De posse dessa informação aciona-se os fornecedores com antecedência, adquirindo a peça de reposição de melhor qualidade dentro dos preços previstos em orçamento e sem a necessidade de utilizar fretes caros.

Cada máquina, cada equipamento tem um papel importante dentro do planejamento de produção da empresa. O perfeito funcionamento garante a fabricação de bens dentro de uma perspectiva de custos definida. Uma excelente plataforma de monitoramento garante essa performance e, por consequência, o controle e redução dos custos de produção.

O monitoramento de equipamentos Datamon dá essa garantia para sua produção. Descubra agora o que a Datamon pode fazer pela sua empresa.