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31/01/2019

Por que você deve monitorar tudo o que acontece com o seu e-commerce?

Quando um usuário escolhe um produto em uma loja on-line, coloca no carrinho de compras e finaliza a operação com a opção de pagamento, o próximo passo, para ele, é aguardar a entrega do produto.
Para tudo isso acontecer, o lojista teve que percorrer muitos passos. E mais, precisa monitorar todos os processos da sua loja virtual para não perder vendas e clientes. Nesse artigo você vai entender porque você deve monitorar tudo o que acontece com o seu e-commerce.

Infraestrutura de e-commerce

Uma loja virtual depende do desempenho de toda a sua infraestrutura para que os visitantes tenham uma boa experiência e não encontrem dificuldades quando decidirem pela compra de algum produto.
Nessa infraestrutura alguns elementos são essenciais e é preciso toda a atenção com eles. Vamos falar de dois desses elementos que contribuem em muito com a experiência do usuário em uma loja virtual: plataforma de e-commerce e formas de pagamento.

Plataforma de e-commerce

É o sistema que gerencia todas as operações do negócio. O que o usuário vê quando acessa as páginas da loja é apenas a parte visual de todo um sistema que pode variar em muito a sua complexidade.
Desde o simples download de um curso em formato PDF mediante comprovação de pagamento, até lojas on-line com milhares de produtos classificados em dezenas de departamentos.
A plataforma de e-commerce permite o cadastro de itens com seus preços de vendas e condições de pagamento, gerenciamento de estoque, realização de promoção para determinadas datas, enfim, deve atender todas as possibilidades de gerenciamento de negócio com o intuito de conquistar mais mercado e mais vendas.
O monitoramento da plataforma de e-commerce tem que alertar sobre um dos problemas que todo lojista on-line deve evitar de todas as formas, a falta de estabilidade do e-commerce.

Falta de estabilidade do e-commerce
Toda loja virtual trabalha para que o fluxo de visitantes seja cada vez maior e que a grande maioria realize compras. O aumento desse fluxo de visitantes pode se transformar em problema se o site se tornar instável.
A instabilidade acontece quando a infraestrutura do e-commerce não atende aos picos de visitação à loja virtual, provocando lentidão no carregamento das páginas, erros e perda de dados.
Os acessos ao site além do fluxo normal pode ser decorrente do próprio negócio ao promover um item específico, ou a ação de influenciadores que geraram uma procura acima do normal de um determinado produto que sua loja ofereça. Datas comemorativas como dia dos namorados, dia das mães e, mais recentemente, as campanhas de Black Friday, também geram uma grande demanda. Se o provedor da loja virtual é interno, a estrutura de TI precisa comportar esses picos.

Como evitar a falta de estabilidade
Com um monitoramento constante, através de uma ferramenta que mostra o comportamento, em tempo real, de todo o sistema e da infraestrutura. Ferramentas de monitoramento de alta performance conseguem, através da variação de acesso ao site, prever se, e em que momento, o sistema poderá falhar provocando instabilidade.

Formas de pagamento

Não é o foco desse artigo falar sobre questões de segurança das diversas formas de pagamento que o mercado oferece. O que vamos tratar aqui é sobre a experiência do cliente nesse momento chave de um e-commerce.
Se avaliarmos bem, o cliente já passou por vários momentos críticos. Chegou ao site por algum link de publicidade online, fez a opção pelo produto de seu interesse e o modelo mais lhe agradou, colocou no carrinho de compra e optou pela forma de pagamento fornecendo seus dados em sinal de confiança no site. Não é hora de acontecer algum problema com cartão de crédito ou qualquer outra forma de pagamento.
Quando esses problemas acontecem, muitas vezes o lojista não fica sabendo e pode atribuir os baixos números de compras, em um determinado período, a algum comportamento do mercado consumidor. Se alguns clientes abrem reclamação é que o verdadeiro motivo vem à tona. Muitas vendas foram perdidas e muitos clientes também.

Como evitar problemas com as formas de pagamento
O monitoramento da comunicação da loja virtual com as formas de pagamento contratadas mantem o gerente do e-commerce informado se as transações estão acontecendo normalmente. Se algum problema de integração acontecer, um alerta é emitido e o departamento de TI do e-commerce ou da plataforma de pagamento entra em ação imediatamente.

A Plataforma de E-commerce e as Formas de Pagamento são dois dos elementos responsáveis para que a experiência do usuário seja cada vez melhor em uma loja virtual, convertendo esse usuário em cliente, fazendo com que ele volte a comprar repetidas vezes.