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15/10/2018

Os sistemas da sua empresa funcionam como deveriam?

O sistema de sua empresa é a peça fundamental na engrenagem que leva ao desenvolvimento e crescimento do negócio como um todo. Ao mesmo tempo que impulsiona esse desenvolvimento também será exigido para que acompanhe as novas demandas da empresa. Se estiver atendendo esses objetivos, então o sistema da sua empresa está funcionando como deveria. Você só terá certeza desse desempenho se seu sistema estiver sendo monitorado, 24 horas por dia, 7 dias por semana.

A importância do monitoramento de sistema

Para se certificar que o sistema da sua empresa está atendendo à demanda exigida, a ação recomendada é o monitoramento utilizando serviços específicos para realização desse trabalho que objetiva, não só prevenir falhas, mas também identificar melhorias e proteger os dados da empresa de possíveis ameaças externas que podem pôr seriamente em risco suas informações.

Um serviço de monitoramento vai definir se o sistema da sua empresa está funcionado como deveria se encontrar nele as seguintes características:

Capacidade – O sistema deve atender a todas as áreas para as quais foi desenvolvido sem apresentar gargalos ou lentidão nas respostas requeridas pelos agentes envolvidos.

Disponibilidade – O sistema disponibiliza ao usuário a informação que ele precisa no momento que ele necessitar acessar aquela informação, de forma confiável e segura.

Controle de acesso – O sistema não deve permitir o acesso múltiplo (acesso do mesmo usuário várias vezes através de dispositivos diferentes ao mesmo tempo – sem deslogar), deve possibilitar restrições aos usuários definidas pelo administrador e fazer revisão de contas de usuário para remoção de contas inativas.

Gestão à vista dos indicadores de monitoramento

A constante e acelerada evolução tecnológica incorpora cada vez mais recursos, equipamento e dispositivos aos sistemas empresariais. Acompanhar a situação periódica de cada um desses elementos e associar aos objetivos de cada negócio necessita de recursos cada vez mais visuais. Um serviço de monitoramento eficiente apresenta métricas em dashboards, painéis que demonstram indicadores de controle e gestão em forma de gráficos. Dessa maneira, a avaliação das informações é direta e muito mais rápida.

Na gestão à vista, uma boa ferramenta de monitoramento deve apresentar, em tempo real, métricas e indicadores dos dispositivos e equipamentos, e de todas as atividades da empresa.

- Métricas – São mais usadas por analistas que precisam fazer correções caso o desempenho de um dispositivo, equipamento, atividade ou processo não esteja de acordo com o especificado. Um exemplo de métrica é em um e-commerce que mostra números de vendas de um determinado produto e o retorno gerado sobre investimentos em anúncios pagos on-line. Os analistas de TI também usam dashboards para monitorar a infraestrutura de informática da empresa e fazer correções caso um serviço ou equipamento apresente alguma falha. Na área comercial, através de dashboards é possível acompanhar as vendas por produto e por área territorial, por exemplo.

- Indicadores – Mostram o desempenho de uma área ou setor da empresa através da relação de métricas das operações e atividades envolvidas. É a análise dos Indicadores que permite tomada de decisão. Seguindo o exemplo do e-commerce, dashboards de indicadores mostram os canais onde os anúncios on-line foram distribuídos e qual deles está trazendo mais compras. Assim, pode-se decidir interromper anúncios em canais com pouco retorno. Outro exemplo de indicadores é a análise de vendas em períodos distintos do ano comparado ao mesmo período em anos anteriores. Nesse caso os indicadores têm função estratégica para os gestores.

Então, o Sistema da sua Empresa está Funcionado?

Essa é uma pergunta que só um monitoramento de sistema, realizado através de um serviço que tenha todas as características que apresentamos, pode responder de forma conclusiva. Você tem esse serviço na sua empresa? Clique aqui, vamos ajudar você a responder essa pergunta.