Voltar

17/01/2019

4 passos para implantar Big Data Analytics na sua empresa

Implantar um projeto Big Data Analytics já deixou de ser opção. Todos os negócios baseados em dados para tomada de decisão precisam contar com essa tecnologia e suas poderosas ferramentas. O mercado apresenta muitas possibilidades e por isso é preciso tomar alguns cuidados para que o projeto não tome proporções que fica difícil de definir o que realmente está beneficiando a relação da empresa com o mercado.
Pensando nisso, apresentamos a seguir 4 passos para implantar Big Data Analytics na sua empresa.

Passo 1 – Definir objetivos de negócio

Tenha sempre em mente que Big Data deve atender ás necessidades de negócios e não de um departamento específico, seja ele qual for.
O que queremos dizer com isso é que, mesmo que se decida privilegiar um determinado setor da empresa, isso só deverá ser feito se a empresa toda ganhar em competitividade.

A partir disso, alguns passos devem ser seguidos:

- Identifique o ponto de partida do projeto. É a razão de ser da empresa que determina de onde tudo deve começar. A empresa deve entregar valor ao mercado e isso depende de um setor ou atividade específica. Exemplificando: uma empresa que presta serviços de usinagem deve começar seu projeto de Big Data pelo monitoramento e análise pelos custos, produtividade e competitividade do seu setor de usinagem;

- Defina o retorno comercial que pretende e o que deve oferecer ao mercado para alcançar esse objetivo;

- Descreva como essas atividades são monitoradas, os custos envolvidos e os insights obtidos.

Passo 2 – Definindo indicadores de sucesso

Quando os dados começarem a ser analisados é preciso uma referência que indique se o processo está no caminho para se atingir os objetivos traçados. É a fase de se definir os indicadores de sucesso. Temos um artigo que explica como definir esses indicadores. Acesse esse link: Como definir os melhores indicadores para avaliação de resultados.

Passo 3 – Planejamento de infraestrutura

É quando o projeto acontece realmente. Nessa fase é feita uma análise técnica de todos os recursos necessários de infraestrutura para que o projeto Big Data Analytics possa acontecer.

- Primeiro é verificado quais os recursos existentes e como podem ser aproveitados. A partir desse levantamento faz-se a aquisição e instalação dos dispositivos, sensores e equipamentos que farão todo o projeto rodar.

- Além do hardware, também é preciso a aquisição de softwares e ferramentas de aquisição de dados e interpretação dos mesmos para transformá-los em informações gerenciais.

- Outra questão a se considerar nessa fase é se há a necessidade de aquisição de dados externos, gerados por empresas especializadas. Podem ser dados de mercado, para as decisões estratégicas de negócio.


Passo 4 – Escolha do parceiro para implantar o projeto Big Data Analytics

Pequenos e médios negócios não possuem todos os profissionais necessários para implantar um projeto com essas características e dimensões. Muitas grandes empresas as vezes também não tem. A solução é contar com um parceiro para implantar o projeto Big Data Analytics. Antes de fechar negócio verifique as seguintes condições.

- Time-to-Business Value – Cada fornecedor tem seus métodos de trabalho e formas de cobrança. Muitos oferecem várias modalidades de planos, do básico ao customizado. Quando fizer sua escolha, combine com a empresa contratada em quanto tempo o serviço começa a retornar valor ao negócio a partir do momento que for contratado.

- Ferramentas amigáveis – Toda a empresa vai se beneficiar do projeto Big Data Analytics. Tenha certeza de que as ferramentas de análise são amigáveis para que todos possam usufruir rapidamente dos seus recursos. Também tem impacto no Time-to-Business Value.

- Escalabilidade – É certo que um projeto Big Data Analytics vai trazer diferenciação competitiva para a empresa. Com a evolução dos negócios o plano contratado rapidamente necessitará da migração para recursos mais robustos. Combine com seu futuro parceiro os custos para migração de pacotes. Mesmo que a opção inicial já seja a solução premium do fornecedor, certifique-se a possibilidade de ampliação da customização e os valores envolvidos.

O monitoramento de sistema Datamon usa tecnologia Big Data Analytics. Descubra agora o que a Datamon pode fazer pela sua empresa.