Voltar

17/12/2018

Como monitorar o consumo real de gás de um condomínio?

Um dos problemas que um síndico tem que lidar e causa “dores de cabeça” é a cobrança do consumo de gás. Muitos prédios ainda não possuem medição de consumo individualizado e o rateio do consumo gera constantes discussões do que é justo ou não.

A boa notícia é que a tecnologia, no caso a IoT, surge como grande aliada para a solução definitiva para as contas de gás em condomínios.

IoT é a sigla para termo em inglês Internet of Things, ou seja, Internet das Coisas. Para saber mais leia nosso artigo IoT - o que é quais são seus benefícios?.

Individualização da medição do consumo

Mesmo que um condomínio não tenha a individualização da medição de consumo de gás, é possível a instalação de medidores IoT em cada unidade residencial.

Essa instalação deve ser feita por empresas especializadas, que ofereçam produtos de qualidade comprovada e garantia dos serviços.

Os condomínios que já possuem a individualização de leitura de consumo podem optar por trocar o medidor existente por outro com tecnologia IoT, ou acrescentar um dispositivo ao medidor instalado. Esse dispositivo é que vai conectar o medidor à Internet.

Além da justiça na cobrança de consumo do gás, há outros benefícios evidentes quando se adota a individualização da medição do consumo.

Valorização dos empreendimentos

Os empreendimentos imobiliários que adotam, desde o projeto, a individualização da medição de consumo da água, energia elétrica e do gás, contam com esses serviços como um diferencial de vendas. Porém, com o passar do tempo todos adotarão essa prática e a valorização do empreendimento se dará pela tecnologia usada em cada condomínio.

O uso de IoT vai muito além de cobrar, de cada condômino, exatamente o que ele consumiu. Essa tecnologia permite o uso inteligente desse importante insumo no dia-a-dia de um condomínio.

Metas de consumo

Com o uso de dispositivos IoT, pode-se ter uma visão clara dos picos de consumo em determinada faixa horária e época do ano. Com base nessas informações, cada unidade residencial consegue visualizar como pode ganhar em economia adotando novos hábitos. Dessa forma os custos gerais caem a partir da economia gerada por unidade residencial.

Para as áreas comuns, onde o gás é utilizado para cozimento ou controle de temperatura ambiente, a economia se dará em virtude da possibilidade de programação de início e término de uma atividade e os envolvidos em cada uma delas. Por exemplo: o salão de festas pode ser agendado por uma ou mais unidades residenciais para uma mesma data e horário. Todo o consumo de gás daquele agendamento será pago apenas pelos condôminos que usaram aquele espaço naquele período.

Automatização de Compra

Com IoT é possível instalar dispositivos que medem o consumo e avisam o síndico o momento de providenciar a reposição dos cilindros de gás.

Mas pode ir além. Dependendo do contrato firmado com a abastecedora, ela própria pode receber o alerta e providenciar a entrega dos cilindros de gás. Ao síndico fica apenas a tarefa de verificar se esse compromisso está sendo atendido dentro do combinado.

Segurança

Outro benefício muito importante. Os dispositivos de monitoramento são colocados nos pontos de consumo para a individualização da medição, e também na saída do ponto de armazenamento dos cilindros. Se a medição de saída for maior que a soma de todo o consumo individual é um alerta de um possível vazamento. Uma inspeção de segurança deve ser acionada imediatamente.

A Datamon tem a solução de monitoramento de consumo de gás por IoT. Descubra agora o que a Datamon pode fazer por seu condomínio.