Voltar

21/02/2019

Manutenção preditiva e IoT, a combinação perfeita para maior vida útil de máquinas e equipamentos

Uma das ações que uma empresa deve tomar para redução de custos e garantia de produtividade é a manutenção de suas máquinas e equipamentos. São vários os tipos de manutenção e vamos falar um pouco sobre cada um deles. O objetivo desse artigo é mostrar como a manutenção preditiva e a IoT (Internet of Things – Internet das Coisas) é a combinação perfeita para maior vida útil de máquinas e equipamentos de uma empresa.

Manutenção corretiva

Esse tipo de manutenção é usado quando uma falha acontece devido a desgastes ou quebras. É o tipo de manutenção que gera o maior custo porque o equipamento deixa de produzir e é necessário que haja peças em estoque para reposição.
Os gestores que optam por esse tipo de manutenção são os de empresas que não possuem um setor ou equipe de manutenção e precisam terceirizar essa atividade. Essa terceirização pode ser por contrato ou através de chamadas pontuais, quando a falha acontece.
É uma técnica de gestão reativa, ou seja, que aguarda o problema acontecer para tomar uma providência. Vale repetir e lembrar que, dentre todos os tipos de manutenção, é o que causa os mais elevados custos.

Manutenção preventiva

A manutenção preventiva visa a antecipar a possibilidade de uma falha. É realizada a partir de planos de manutenção com paradas programadas dos equipamentos em dias e horários que não comprometam a produção da empresa.
Sua realização é baseada nas recomendações dos fabricantes das máquinas. Também tem como base o histórico de desgastes de componentes que podem ser substituídos antes que possam comprometer a eficiência dos equipamentos.
Os custos da manutenção preventiva são bem menores que os da manutenção corretiva por não comprometer a produção da empresa com paradas não previstas. Porém, muitas vezes componentes são substituídos antes da real necessidade. Pode acontecer também de as máquinas ficarem paradas mais tempo do que o previsto quando um outro problema for encontrado durante a manutenção.

Manutenção preditiva

A manutenção preditiva, assunto principal desse artigo, é baseada na análise de dados de monitoramento em tempo real de cada máquina e equipamento. Seu objetivo é verificar o estado atual dos componentes críticos e só interferir quando a necessidade for identificada. Mais adiante veremos com mais detalhes como é feito esse monitoramento.

A principal vantagem da manutenção preditiva é eliminar desmontagens desnecessárias. Além de evitar as paradas de máquina, desmontar e montar componentes é uma operação que envolve riscos. Qualquer erro, por menor que seja, pode comprometer mecanismos e eficiência de desempenho. Na manutenção preditiva esse procedimento só será realizado quando for realmente necessário.


IoT e manutenção preditiva

A IoT (Internet of Things – Internet das Coisas) vem atuando com muita eficiência em vários setores. A manutenção preditiva vem se apropriando dessa tecnologia para um monitoramento em tempo real de máquinas e equipamentos nas indústrias.
Vamos ver alguns exemplos onde a IoT faz um par perfeito com a manutenção preditiva.

Óleos lubrificantes
Responsável direto pela performance do maquinário eliminando atrito e desgastes prematuros dos componentes móveis, o óleo lubrificante é um item que necessita de constante monitoramento.
Sensores especializados monitoram a viscosidade do óleo lubrificante e emitem alertas quando essa viscosidade é considerada próxima do mínimo ideal. Esses dados são parametrizados conforme as recomendações dos fabricantes ou dos programas de manutenção elaborado pelo setor especializado da empresa.

Análise estrutural
Essa análise da manutenção preditiva tem como objetivo verificar desgastes de superfícies e dos elementos móveis de um equipamento. Além do desgaste pode detectar fissuras e irregularidades por meio de sensores e dispositivos que usam técnicas como ecografia, gamagrafia, radiografia ou ultrassonografia.

Vibrações
Durante o funcionamento toda máquina produz vibrações. Há um limite de tolerância que quando ultrapassado as vibrações começam a comprometer o rendimento e a eficiência de um equipamento.
Os analisadores de vibrações monitoram esse limite de tolerância e também a origem alertando a equipe de manutenção sobre qual o procedimento deverá ser realizado, como substituição de engrenagens e rolamentos ou alinhamento de perfis deslizantes.

Com a IoT não é necessário estar próximo das máquinas. Através de um sistema de monitoramento, todos esses dados fornecidos pelos sensores mencionados são monitorados em tempo real em qualquer lugar do mundo. Os gestores, mesmo em viagens de negócios, podem acompanhar, por meio dos seus celulares, tudo o que está acontecendo com os principais equipamento e máquinas de sua fábrica.

O monitoramento de sistema Datamon possui tecnologia IoT. Descubra agora o que a Datamon pode fazer pela sua empresa.