Voltar

19/11/2018

O uso de IoT no monitoramento e manutenção de equipamentos

No artigo por que o monitoramento de equipamentos é fundamental para a redução de custos, vimos a importância de se manter uma planta industrial muito bem monitorada e a relação com a redução de custos do negócio.

Nesse artigo vamos nos aprofundar um pouco mais, ajudando você a entender como os recursos tecnológicos, como IoT, vem transformando o monitoramento e manutenção de equipamentos e máquinas.

IoT ou Internet das Coisas.

A Internet das Coisas é a conexão de vários objetos entre si com um fim específico. Se você tem uma impressora e tira impressões a partir do seu computador ou celular, via wi-fi, você está usando a internet das coisas.

As possibilidades da IoT podem ser bem mais complexas como por exemplo, monitorar máquinas e equipamentos para identificar futuros problemas e alertar as equipes de manutenção para que possam agir preventivamente.

Manutenção de equipamentos com IoT

Um bom plano de manutenção tem um histórico detalhado de cada máquina e equipamento e avalia as possibilidades de uma avaria acontecer. A partir da máquina principal de uma linha, essa passa a receber atenção e um plano de contingência para situações críticas. São montados então, programas de manutenção preventiva e corretiva evitando ao máximo as paradas de produção.

Com IoT, cada máquina recebe sensores e controladores em componentes críticos do conjunto. A equipe de manutenção verifica os parâmetros informados por esses sensores periodicamente, através de gráficos, e avalia se há a necessidade de alguma intervenção de manutenção.

Com esse controle, é determinado o melhor momento para parada da máquina em questão, sem causar prejuízos ao processo de fabricação.

Vamos ver alguns exemplos de controle por IoT.

Desgaste de peças e superfícies

Uma máquina é constituída de peças fixas e peças móveis. O movimento constante provoca atrito e, por consequência, desgastes, alterando as dimensões dos componentes.

O desgaste pode ser monitorado por meio do controle dimensional ou de uma consequência provocada. Uma folga por exemplo.

É possível parametrizar esse controle para que a plataforma de monitoramento emita um alerta antes de atingir uma situação considerada crítica. Assim, há tempo de programar a parada da máquina para que a ação recomendada para aquele evento seja realizada.

Consumo de óleo lubrificante

Para amenizar os efeitos do atrito, onde é possível, usa-se a lubrificação através de óleos específicos e na dosagem correta. Quando surgem folgas, a dosagem de óleo aumenta. Através do controle do consumo do óleo lubrificante é possível monitorar quando uma máquina necessita de manutenção.

Também aqui é possível parametrizar qual o nível de consumo de óleo é aceitável antes de ser necessário uma intervenção.

Consumo de energia elétrica

Quando uma máquina é projetada, tudo é dimensionado para que uma determinada tarefa seja realizada em um espaço de tempo e produção da quantidade de itens necessária para os negócios da empresa.

O desgaste natural causa perda de rendimento e manter o nível de produção provoca esforços em todo o conjunto, principalmente nos elementos responsáveis por acionar os movimentos que a máquina precisa realizar. Motores elétricos, por exemplo. O esforço gera aquecimento e consequentemente maior consumo de energia elétrica. Aumento de aquecimento e consumo de energia de um motor elétrico é um alerta de que é necessária a manutenção dos elementos acionados por aquele motor.

O monitoramento das máquinas e equipamentos por IoT é determinante para o planejamento da manuteção. É como se a própria máquina dissesse onde dói. Basta interpretar o motivo da dor e entrar com a medicação apropriada.

O monitoramento de equipamentos Datamon é realizado por IoT. Descubra agora o que a Datamon pode fazer pela sua empresa.