Voltar

28/12/2018

Sem monitoramento não tem como melhorar a produtividade

Um rígido monitoramento da produtividade é fundamental para o sucesso dos negócios em um mundo exigente, concorrido e que não permite falhas. Quanto mais monitorados os processos mais rápidas são as ações preventivas e corretivas a ponto de melhorar o desempenho.

Eficiência dos Processos

Para monitorar a produtividade de uma empresa é necessário entender muito bem todos seus processos. A melhor forma de se fazer isso é criar um grupo multidisciplinar formado por profissionais de vária áreas da empresa.
A missão desse grupo é analisar e estabelecer o padrão ideal de produtividade e eficiência dos processos. São definidos, então, os indicadores para monitoramento e controle.
Um cuidado importante na definição de indicadores é o grau de exigência. Estabelecer metas muito agressivas pode causar insatisfação na equipe por ser difícil de serem repetidas continuamente. Metas mais amigáveis também não são recomendadas porque não estimulam o empenho da equipe para parâmetros maiores de produtividade.
Os indicadores devem também provocar aperfeiçoamento e aprendizagem. Eles devem incentivar a procura por soluções, inclusive propostas de mudanças do próprio processo.
Outro passo importante é a implantação de um plataforma de monitoramento dotada dos mais modernos recursos tecnológicos, como IoT por exemplo. Essas ferramentas apresentam informações em tempo real e permitem uma gestão mais assertiva sobre tudo o que acontece, ou poderá acontecer, nas atividades e processos monitorados.

Como monitorar um processo

Um processo é uma sequência de atividades ou acontecimentos que culminam na realização de um objetivo. Numa empresa, cada produto é o resultado de um processo de fabricação.
Ao monitorar um processo deve-se levar em consideração alguns fatores:

Consumo de recursos
O controle de consumo de recursos tem um impacto decisivo na produtividade de uma empresa. Na grande maioria dos casos, um produto é resultado de vários processos. E muitas vezes, um processo atende a várias linhas de produto. Com certeza será muito exigido, mas também deverá receber especial monitoramento e controle.
São muitas variável envolvidas. Ao mesmo tempo que precisa atender a objetivos específicos e muitas vezes conflitantes, há a necessidade de manter toda a planta em atividade.
Para cada processo tem que haver métricas e indicadores que informam o quanto de recurso é consumido (matéria-prima; máquinas e equipamentos; energia; tempo; e mão de obra). Quanto menor o consumo, mais produtivo é o processo monitorado. É sempre bom lembrar que a otimização de recursos não pode comprometer a qualidade final do produto.

Posição na cadeia de produção
Um produto pode ser o resultado de muitos subprodutos. Ou seja, o resultado de vários processos de produção. Ao monitorar uma planta industrial com essas características deve-se levar em consideração a possibilidade de se ter um gargalo. Isso acontece quando uma determinada atividade não consegue atender a atividade seguinte ocasionando paradas por falta de insumos. Quando tal fato ocorre a produtividade fica muito prejudicada.
Nesse caso, o monitoramento deve mostrar os motivos desses eventos e ajudar a entender em quais circunstâncias poderão acontecer. Pode-se prevenir que tal situação ocorra devido a emissão de alertas acusando uma falha iminente.
Os gargalos não são tão previsíveis como se pode imaginar. Para ilustrar o que estamos dizendo vamos imaginar uma linha de montagem que pode produzir quatro versões de um mesmo modelo de automóvel. Em um desses modelos pode acontecer um gargalo por usar um acabamento, em uma determinada peça, que as outra versões não usam. E mais, pode ser que o gargalo só aconteça quando a produção dessa versão ultrapassar determinado número de unidades.
Uma boa ferramenta de monitoramento, através de indicadores bem planejados, não só oferecem recursos para prever esses problemas, como dão aos gestores informações detalhadas de todos os processos fabris e administrativos, possibilitando um melhor controle do negócio. Sem monitoramento não tem como melhorar a produtividade.

O monitoramento de sistema Datamon permite a melhora da produtividade da sua empresa. Descubra agora o que a Datamon pode fazer pela sua empresa.