Voltar

28/02/2019

Como a IoT está transformando a gestão de condomínios

Um dos setores que está apostando no uso da IoT (Internet of Things - Internet das Coisas) é o da construção civil. Os novos projetos incorporam dispositivos visando dar mais conforto aos futuros proprietários e o consumo mais inteligente dos recursos comuns. Vamos ver como a IoT está transformando a gestão de condomínios.

Uso e manutenção de elevadores

Elevadores são equipamentos essenciais para o conforto dos condôminos. Sem esse meio de transporte não seria possível o surgimento das grandes metrópoles.
Na geestão de condomínios, em relação aos elevadores, dois cuidados são fundamentais: uso e manutenção.

Uso dos elevadores
O percentual de gastos como elevadores, dependendo do tamanho do condomínio, pode chegar a 30%. O uso otimizado e inteligente dos equipamentos pode reduzir em muito essa despesa.
A IoT (Internet of Things - Internet das Coisas) tem papel fundamental para o uso mais econômico. Por exemplo: nos horários de maior uso dos elevadores os sensores monitoram quais são os andares mais acionados e posicionam as cabines mais próximas desses pavimentos diminuindo assim o consumo de energia.
Condomínios como muitos elevadores podem adotar o desligamento de um, ou mais, por torre em horários de menor fluxo, ou programar um modo de hibernação quando houver um só equipamento em cada edificação.

Manutenção
A manutenção de elevadores representa cerca de 12% dos gastos de um condomínio. Fundamental para segurança dos usuários e da vida útil dos equipamentos é um item que não pode ser negligenciado.
A IoT (Internet of Things - Internet das Coisas), através de dispositivos e sensores colocados nos principais componentes dos elevadores exercem a função de monitoramento dos elementos críticos para um perfeito funcionamento. Motores de tração, cabos de aço, contrapeso, freios de segurança, limitadores de velocidade, portas, tudo pode ser monitorado e emitir alertas indicando necessidade de manutenção. Dessa forma as visitas técnicas são agendadas apenas quando esses avisos acontecerem. Com IoT usa-se a manutenção preditiva, que elimina desmontagens e seus custos e aumenta o grau de confiança no desempenho dos equipamentos.

Consumo de água

Responsável por cerca de 12% dos custos de condomínio, a água é um recurso essencial ao ser humano. Num condomínio, tanto o consumo individual, ou nas áreas comuns, é muito importante seu uso racional.
Na gestão convencional são agendadas inspeções semestrais para identificação de vazamentos. Com IoT (Internet of Things - Internet das Coisas) a vazão pode ser monitorada nos reservatórios e bombas e também nas unidades de consumo. Havendo diferença nessa relação, ou seja, maior volume de água na origem e menor volume na ponta do consumidor é sinal de perda no meio desse caminho. Não há necessidade de inspeção, quando isso ocorrer o sistema de monitoramento emite um alerta para reparo.
O sistema de monitoramento por IoT também pode identificar picos de consumo que pode ter origem em alterações de comportamento de usuários. Com essas informações é possível promover campanhas de conscientização e consequente diminuição dos custos de consumo de água.   

Energia elétrica

A iluminação e tomadas de força em áreas comuns tem um peso significativo nos gastos de um condomínio. Os pontos de consumo vão de áreas de lazer até equipamentos de segurança. A boa notícia é que esse setor teve grandes avanços tecnológicos contribuindo para a economia.

A IoT (Internet of Things - Internet das Coisas) é um exemplo desses avanços tecnológicos. Seus sensores e dispositivos podem exercer diversas funções. Podem realizar medições, em tempo real, do consumo com climatização de ambientes alertando sobre comportamentos excessivos. Como exemplo podemos citar o hábito de deixar condicionadores de ar parametrizados com temperaturas muito baixas. Em um ambiente de temperatura externa de 35 graus, por exemplo, regular um termostato para 16 ou 18 graus exige um alto consumo de energia, quando 20 ou 22 graus é uma temperatura boa para as condições humanas e não sobrecarrega o sistema de climatização. Com IoT, o sistema pode ser programado para gerar um alerta de consumo excessivo de energia ou ele próprio não permitir uso inadequado da climatização.


Condomínios com IoT

As coisas conectadas na internet estão ajudando síndicos a administrar com muito mais assertividade suas atividades diárias. A IoT oferece todas as informações para tomada de decisões e, em muitos casos, oferece opções de auto gerenciar muitas dessas atividades.

O monitoramento de sistema Datamon possui tecnologia IoT. Descubra agora o que a Datamon pode fazer pelo seu condomínio.