Voltar

14/02/2019

Quais os protocolos mais utilizados para IoT?

Para que um projeto de Internet das Coisas seja desenvolvido de forma eficiente três elementos precisam estar presentes: um objetivo específico; dispositivos inteligentes e; um protocolo de comunicação.
Saber qual o objetivo do projeto de IoT é o primeiro passo para definir quais dispositivos usar e qual o protocolo de comunicação mais adequado, levando em conta a distância de comunicação, a taxa de dados e o consumo de energia.
Nesse artigo vamos falar sobre protocolos de comunicação, que permitem a conexão de dispositivos com outros dispositivos e que possam ser acessados praticamente de qualquer lugar do mundo. Veja a seguir quais os protocolos mais utilizados para IoT.

#1 – LoRaWAN

O LoRaWAN (Long Range Wide Area Network) é um protocolo que utiliza ondas de rádio de baixa frequência para transmitir dados. Pode atingir distâncias de até 15km com baixo consumo de energia. Sua arquitetura de rede funciona como a da telefonia celular. Os dispositivos com hardware LoRa enviam e recebem dados por meio de gateways para depois serem enviados a servidores através de IP.

Principais características:
- Longo alcance (cerca de 15km);
- Taxa de dados entre 0,3 kbps até 50 kpbs;
- Os dispositivos M2M podem ficar hibernando e acionados quando necessário;
- O mesmo dispositivo pode operar em rede aberta ou fechada, usando protocolos diferentes para cada rede;
- A rede possui capacidade de expansão
- Funciona via rádio

#2 – SigFox

O SigFox foi desenvolvido por uma empresa francesa e quer estabelecer dados com bilhões de dispositivos sem a necessidade de conexão de rede. Assim não há sobrecarga de sinalização e os objetos não estão conectados à rede. O gerenciamento da rede e da computação é feito na nuvem, via software, ao invés de fazer isso pelos próprios dispositivos. Dessa forma há uma redução significativa de consumo de energia.
O SigFox disponibiliza a troca de mensagens via rádio em 200 kHz de banda. Transfere de 100 a 600 bits por segundo, dependendo da região, abrangendo longas distâncias.

Principais características:
- Longo ciclo de vida da bateria do dispositivo;
- Baixo custo de dispositivo;
- Baixa taxa de conectividade;
- Alta capacidade de rede;
- Longo alcance.

#3 – Zigbee

Esse protocolo é mais usado em ambientes industriais usando padrão para redes wireless, na faixa de 2,4GHz, para aplicações que geralmente não precisam de mudanças constantes na taxa de transmissão. O alcance vai de 10 a 100 metros e a transmissão de dados chega ao máximo em 250 kbps.

Usa sinais de radiofrequência com tecnologia comparável às redes Wi-Fi e Bluetooth mas com consumo bem menor. Usando tecnologia de malha, todos os pontos da rede podem funcionar como retransmissores de informação e a comunicação entre os dispositivos pode se repetir até atingir o destino.

Pode funcionar como rede aberta. Como rede criptografada permite várias configurações como nome de usuário, endereço de rede e endereços que poderão receber dados em uma determinada seção.

Principais características:
- Simplicidade de configuração;
- Permite que as redes funcionem com grande número de dispositivos ativos;
- Transferência confiável de dados;
- Alcance máximo de 100 metros;
- Taxa de dados 250 kbps.

H3>Wi-Fi e Bluetooth

Wi-Fi e Bluetooth são os protocolos de comunicação entre dispositivos mais conhecidos do público em geral e foram desenvolvidos inicialmente para celulares e computadores. Para IoT, os protocolos LoRaWAN, SigFox e Zigbee são mais utilizados que o Wi-Fi e o Bluetooth por serem mais especializados para essa função.

O monitoramento de sistema Datamon usa tecnologia IoT. Descubra agora o que a Datamon pode fazer pela sua empresa.